Afinal, como escolher um fio dental?

Para fazer a higienização completa da boca não basta escovar os dentes: o fio dental também precisa ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. Isso porque a escova não alcança as partes mais escondidas dos dentes, e também não consegue eliminar resíduos presos entre eles. O fio dental retira esses resíduos, evitando a formação da placa bacteriana, que pode evoluir para o tártaro, a gengivite ou a periodontite.

Conheça os tipos de fio dental

São várias as opções, e para saber como escolher um fio dental, a primeira coisa que você precisa saber é que não existe um tipo melhor, mas o adequado. Cada um dos fios é destinado para uma necessidade, assim, o fio certo é aquele que atende ao que você precisa. Confira os tipos disponíveis:

Fita dental

Esse modelo é realmente uma fitinha, com formato achatado e largo. É ideal para quem possui dentes muito próximos e não consegue utilizar o fio. Também é indicada para pessoas que possuem vãos entre os dentes, o que dificulta a limpeza. Seu formato achatado ajuda a limpar uma área maior a cada passada.

Fio dental

O mais conhecido, ele é realmente um fio, com formato arredondado com se fosse uma corda. É mais grosso do que fita e bem mais estreito, ideal para quem possui o vão entre os dentes nem apertado e nem muito largo.

Super Floss

Desenvolvido para atender às pessoas que fazem uso do aparelho ortodôntico ou que possuem coroas, pontes e também implantes dentários. Ele remove a placa bacteriana de uma forma mais prática, facilitando a higienização.

 

Fio com ação whitening

Esse fio dental é revestido com sílica, substância que ajuda na remoção de manchas superficiais dos dentes. Mas além de realçar o branco do esmalte, ele também é confortável porque desliza facilmente, contribuindo para uma higienização mais eficaz, já que previne a placa bacteriana e a gengivite.

Fio com multibenefícios

Você também vai encontrar o fio com multibenefícios, que possui sabor, ajudando manter o hálito fresco, desliza facilmente, remove a sujeira e ainda previne contra problemas na gengiva. Foi desenvolvido com tecnologia que o torna resistente ao desgaste.

Saiba como escolher um fio dental e utilizá-lo corretamente

A melhor forma de saber como escolher um fio dental é conhecendo as características da sua boca e seus dentes. Se você tiver dificuldade para identificar o tipo que melhor lhe atende, converse com seu dentista para que ele lhe aconselhe sobre isso.

Mas além de escolher o tipo ideal, é preciso utilizá-lo corretamente:

  • use o fio dental antes de escovar os dentes para que não fiquem resíduos na boca depois da sua utilização;

  • utilize um pedaço com cerca de 40 a 50cm;

  • enrole cada ponta nos dedos médios da mão;

  • deslize o fio entre os dentes com cuidado para não machucar a gengiva;

  • realize movimentos no sentido vai e vem, tomando o cuidado de limpar cada espaço e face para retirar toda a sujeira; limpe também onde a gengiva encontra o dente;

  • conforme for utilizando o fio, enrole-o no dedo esquerdo para usar sempre uma parte limpa, e higienize todos os vãos, até aqueles mais difíceis no fundo da boca.

Na hora de usar o fio dental, pequenos sangramentos são normais, porém, se você perceber que está se machucando muito, a escolha pode ter sido errada. Peça ajuda ao dentista para entender como escolher um fio dental ideal para você — e não deixe de usar o produto, pois ele tem uma função importante na saúde da sua boca.

Deixe seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

Deixe um comentário