Você já acordou com uma forte dor de cabeça mesmo tendo dormido a noite toda? E quando foi mastigar, pereceu que os ossos da face doíam muito ou não tinham força? Saiba que isso pode estar relacionado com o problema do bruxismo.
Esse distúrbio é muito comum e atinge pessoas de todas as idades, por isso, hoje vamos esclarecer suas dúvidas sobre o que é bruxismo, seus sintomas, como identificar esse problema e outros assuntos interessantes sobre o tema. Acompanhe nosso artigo.
O que é Bruxismo?
O bruxismo é uma condição que acomete pessoas de diferentes faixas etárias, inclusive é muito comum durante a infância. Ele se caracteriza pelo ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono.
Quem tem o bruxismo não percebe que realiza esses movimentos enquanto dorme, no entanto, as demais pessoas podem escutar o barulho do ranger e às vezes estalos.
O bruxismo também pode se manifestar durante o dia, quando a pessoa aperta os dentes com muita força sem perceber.
Nesse caso, o problema recebe o nome de briquismo, bruxismo em vigília ou apertamento desperto.
Quais são os sintomas do bruxismo?
Os sintomas do bruxismo são variados, e podem ser percebidos pela pessoa logo pela manhã, assim que ela acorda. Porém, muitas vezes a pessoa está tão habituada com a dor de cabeça matinal que não associa esse estado ao bruxismo.
Algumas apenas descobrem o problema quando percebem alterações na estrutura dos dentes ou quando são alertadas pelo dentista. Isso causa enorme prejuízo para a saúde bucal, sendo assim, é essencial estar atento aos sintomas, que são:
- dor de cabeça;
- dor na mandíbula;
- dor na face;
- dor no pescoço;
- dificuldade para mastigar;
- dificuldade para abrir a boca ou falar;
- restaurações soltas;
- dentes quebrados;
- dentes com o esmalte rachado;
- dentes desgastados;
- contrações rítmicas nos músculos da mandíbula;
- ranger de dentes a noite percebido por outros;
- estalos na mandíbula quando ela se movimenta;
- inchaço na mandíbula;
- gengiva ferida.
Com o passar do tempo a força exercida sobre os músculos e a articulação temporomandibular leva ao desgaste dos ossos. Isso ocasiona os problemas de Disfunção da Articulação Temporomandibular (DATM).
Nesse caso a mandíbula fica dolorida, os ossos se desgastam a ponto de fazê-la deslocar, a alimentação fica limitada, compromete-se a mastigação e muitas vezes também a fala.
Como saber se tenho bruxismo?
Para alguém saber se tem o bruxismo não é preciso ser observado durante o sono para identificar o ranger. Isso pode até mesmo ser ineficaz, porque nem sempre a pessoa fricciona os dentes uns contra os outros, ela pode apenas apertá-los.
Para identificar o bruxismo observe como você acorda, se sente dores prolongadas na face, na mandíbula ou dor de cabeça. Observe a estrutura dos dentes, se não estão gastos ou quebradiços.
Para ser melhor instruído sobre o problema, marque uma consulta com um dentista e relate para ele os sintomas que você tem apresentado. Assim ele poderá avaliar se estão relacionados ao bruxismo ou a outro problema bucal ou orofacial.
Como o bruxismo é tratado?
As causas do bruxismo são diversas. Ele pode se manifestar em razão:
- do estresse;
- da ansiedade;
- da hereditariedade;
- do uso do tabaco;
- do consumo bebidas alcoólicas,
- do uso de alguns medicamentos;
- da dependência química;
- de alterações na anatomia da arcada dentária ou facial.
O tratamento é determinado segundo aquilo que tem causado o bruxismo. Geralmente o dentista indica o uso da placa miorelaxante, um dispositivo fabricado em silicone ou acrílico que inibe os movimentos involuntários e protege os dentes.
Caso o bruxismo seja causado por estados de ansiedade ou estresse, é preciso associar a esse tratamento medidas relaxantes e investir em qualidade de vida.
Agora que você já sabe o que é bruxismo e quais são as suas consequências, não ignore as dores de cabeça matinais. Ao perceber os sintomas procure por um dentista e inicie o tratamento segundo a sua indicação, para evitar que o bruxismo cause prejuízos maiores para sua saúde.
Agende uma consulta com bom profissional perto de você para receber o diagnóstico e tratamento adequados.