Conheça os 5 alimentos que causam cáries

A deterioração do dente, conhecida como cárie, é um dos problemas bucais mais comuns e recorrentes entre os brasileiros. A hereditariedade é um fator de risco para o desenvolvimento do problema, porém, nossos hábitos de higiene e de alimentação influenciam ainda mais.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os 5 alimentos que causam cáries e devem ser evitados. Continue a leitura!

1 – Biscoito recheado

As pessoas, principalmente as crianças, costumam adorar os biscoitos recheados, mas, apesar da praticidade e do sabor atrativo desse alimento, ele não é recomendado. Além de ser pouco nutritivo, o biscoito recheado é rico em açúcar e em carboidratos fermentáveis, que favorecem o surgimento das cáries. Pão branco, bolos e doces também são prejudiciais para a saúde bucal.

2 – Cafezinho

O cafezinho, sem dúvidas, é um dos alimentos que mais prejudicam a saúde bucal. A bebida é extremamente pigmentada, portanto, o seu consumo contínuo pode causar o amarelamento dos dentes.

Além disso, o açúcar utilizado para adoçar o café favorece o surgimento das cáries, principalmente quando o paciente tem o hábito de consumi-lo várias vezes ao longo do dia.

Nesse caso, o ideal é diminuir a frequência da ingestão da bebida e não esquecer de realizar uma boa escovação 20 minutos após cada cafezinho.

3 – Frutas secas e cristalizadas

Muitas pessoas podem acreditar que o consumo de frutas secas ou cristalizadas é mais saudável do que ingerir balas e doces. De fato, esse tipo de alimento é mais nutritivo, porém, as frutas secas também representam perigos para a nossa saúde bucal.
Além de ser rica em açúcares, a fruta seca possui uma consistência pegajosa e aderente, portanto, pequenas quantidades do alimento podem ficar grudadas nos dentes, favorecendo os agentes causadores das cáries. Para evitar o problema, é preciso dar atenção à higiene bucal e usar o fio dental da maneira correta.

4 – Refrigerantes e bebidas alcoólicas

Refrigerantes e bebidas alcoólicas são corrosivos e danificam o esmalte dental. Os refrigerantes possuem altos níveis de açúcar, o que favorece as cáries. As bebidas alcoólicas adocicadas, como licores, vinhos e drinks, também representam riscos.

5 – Mamadeira

Os dentes de leite também podem desenvolver cáries, portanto, é preciso dar atenção à alimentação dos pequenos. Crianças que passam muito tempo com a mamadeira na boca têm maiores chances de desenvolver cáries.

A melhor opção é estimular o uso de copos com bico e não deixar que a criança faça da mamadeira uma chupeta. Adoçar o leite com mel ou açúcar também não é recomendado. Para prevenir as cáries, é preciso dar atenção à higiene bucal desde cedo.

Assim como alguns alimentos podem prejudicar os dentes, outros podem favorecer. Inclua alimentos fibrosos à sua alimentação, como frutas, verduras, legumes e grãos. O cálcio, encontrado no leite e em iogurtes naturais, também favorece a saúde dos dentes.
Para evitar problemas com alimentos que causam cáries, é preciso visitar um dentista regularmente e cuidar muito bem da sua higiene bucal. Aproveite para entender qual é a importância de uma boa escovação.
 

Deixe um comentário