Dr. Pinho explica: o que é estomatologia?

Certamente você já ouviu falar dessa especialidade, mas você sabe exatamente o que é estomatologia? Muitas pessoas não sabem do que se trata e, muito menos, que se trata de uma especialidade odontológica. A estomatologia é a especialidade odontológica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças que se manifestam na cavidade bucal e no complexo maxilo-mandibular.

O cirurgião-dentista com especialização em estomatologia é responsável, portanto, por lidar com doenças relacionadas à boca e ao aparelho estomatognático. O aparelho estomatognático é todo complexo bucal, constituído pelos lábios, dentes, língua, palato mole, palato duro, mucosa mastigatória, glândulas salivares maiores e menores, tonsilas palatinas e faríngeas e orofaringe.

Quer saber mais sobre a especialidade e como ela atua? Então, continue a leitura!

Como atua o estomatologista?

Agora que você já sabe o que é estomatologia, vamos explicar como é a atuação do profissional. O estomatologista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias na cavidade bucal, desde as alterações mais simples relacionadas aos tecidos moles — como alterações de glândulas salivares — até lesões malignas relacionadas aos ossos e tecidos da face.

A atuação do estomatologista é muito abrangente e frequentemente multidisciplinar. Por isso, muitas vezes é necessário que o profissional tenha um complexo relacionamento com algumas especialidades médicas, como a dermatologia, oncologia, cirurgia de cabeça e pescoço, clínica médica, entre outras.

O que são lesões bucais?

Algumas doenças na boca, como aftas, herpes simples, úlceras traumáticas e infecções fúngicas (como candidíase, mais conhecida como sapinho), podem ser frequentes e relativamente simples. No entanto, na boca também podem surgir lesões mais graves e até mesmo o câncer de boca, que é uma doença muito comum nos brasileiros.

Lesões como leucoplasias (placas brancas na mucosa), eritroplasias (manchas vermelhas) no lábio inferior e a quelite actínica podem evoluir para o câncer, caso não sejam diagnosticadas e tratadas rapidamente.

Quais são os sinais de alerta do câncer bucal?

O câncer bucal apresenta alguns sinais de alerta, dos quais você deve ficar atento. Entre os sinais, podemos destacar:

  • manchas brancas, vermelhas ou escuras na mucosa bucal;

  • úlceras ou feridas que não cicatrizam em até 15 dias;

  • com o tempo, outros sintomas como dor, sangramento, salivação intensa, alterações na fala ou dor reflexa nos ouvidos aparecem.

Vale ressaltar que esses sintomas nem sempre significam um câncer de boca, pois há outras doenças com características iniciais parecidas. Vale ressaltar que o câncer de boca é uma lesão grave, mas possui tratamento e cura, desde que seja diagnosticado precocemente.

Qual é a relação do estomatologista com pacientes com câncer?

Além de o estomatologista ser responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer bucal, ele também pode dar suporte a pacientes em tratamento a outros tipos de câncer. Nesses casos, o profissional deve acompanhar as pessoas que estão em tratamento oncológico, procurando amenizar os efeitos negativos da quimioterapia e radioterapia.

Dentre os diversos efeitos colaterais de pacientes submetidos ao tratamento contra o câncer, o principal é a falha do sistema imunológico. A baixa imunidade contribui para o surgimento de infecções no organismo, inclusive infecções dentárias e periodontais, que podem representar um grande risco ao paciente.

Afinal, a radioterapia e a quimioterapia causam quadros de xerostomia, com boca seca, sangramento gengival, infecções secundários e mucosite. Quando isso acontece, o profissional de estomatologia deve auxiliar o paciente que esteja com dificuldade para falar, engolir e mastigar.

Agora que você já sabe o que é estomatologia e qual é a função do profissional especializado nessa área, fique atento aos sinais de qualquer tipo de infecção e, caso apresente algum sintoma, não hesite em procurar seu dentista.

A Pinho Odontologia atua em todas as especialidades odontológicas. Entre em contato conosco e conheça nossos profissionais!

Deixe um comentário