Erosão Ácida

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”6768″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

O que é?

É um desgaste nos dentes causado pela ação química de ácidos sobre a superfície do esmalte. Estes ácidos podem estar presentes em alimentos e bebidas como também podem vir do estômago, quando ocorre refluxo gástrico e bulimia.

Alimentos com ácido estão em toda a parte e muitos normalmente fazem parte de uma dieta saudável. São os ácidos naturais nos alimentos, vinhos e sucos de frutas que podem amolecer o esmalte e levar à erosão dental no longo prazo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Que problemas pode causar?

O desgaste químico dos dentes pode ser leve ou mais severo. Em casos mais sérios, levam ao “arredondamento dental” (como na foto). Pessoas que apresentam erosão ácida também têm sensibilidade dentinária, já que o desgaste dos dentes deixa a dentina mais exposta e consequentemente o dente fica mais sensível às diferenças de temperatura (quente e frio).

Como evitar a erosão ácida?

Procure diminuir a ingestão de bebidas e alimentos ácidos. Não precisa deixar de consumir refrigerantes e sucos, o problema é o EXAGERO. Procure engolir logo, não deixe muito tempo estes líquidos na boca por muito tempo. Evite escovar os dentes LOGO APÓS a ingestão de ácidos, isto pode piorar o problema. Aguarde cerca de 30 minutos. Use uma escova dental macia e um creme dental sem abrasivos.

Qual o tratamento?

O desgaste que ocorre nos dentes é irreversível. Se o desgaste for muito grande, podem ser feitas restaurações ou peças protéticas.Existem pastas que ajudam a prevenir a erosão ácida, mas se a ingestão dos alimentos ácidos não for controlada, não vai adiantar muito.

Os valores de pH O valor de pH é um indicador primário do conteúdo ácido que há em um alimento ou bebida em particular. O valor de pH de um alimento varia entre 0 e 14. Qualquer alimento com um valor de pH abaixo de 7 é considerado ácido – e alimento e bebidas com níveis de pH abaixo de 5,3 podem colocar seu esmalte em risco de erosão ácida.

Alguns exemplos: (valores médios)
Suco gástrico (do estômago) pH 1,2
Limão pH 1,8
Carambola pH 2.2
Suco de limão pH 2.4
Coca-Cola pH 2,4
Suco de Cranberry pH 2,5
Energético pH 2.7
Coca-Cola diet pH 2,9
Ameixa pH 2,8
Vinagre pH 2.9
Água Tônica pH 3,0
Suco de laranja pH 3,0
Nestea Limão pH 3.0
Maçã pH 3.0
Gatorade pH 3.0
Suco de uva pH 3.1
Abacaxi pH 3,2
Água com gás pH 3,3
Àgua com gás sabor limão pH 3.3
Suco de Laranja(natural) pH 3,3
Guaraná pH 3.3
Smirnoff Ice pH 3.4
Sprite pH 3,4
Fanta Laranja pH 3.5
Vinho pH 3,5
Uva pH 3.6
Iogurte pH 4,0
Whisky pH 4.1
Cerveja pH 4.2
Tomate pH 4,2
Manga pH 4,4
Banana pH 4,5
Café pH 4.9
Queijo pH 5.0
Melancia pH 5.2
Chá pH 5.4
Água de coco pH 5.5
Achocolatados pH 6.0
Melão pH 6,3
Café com leite pH 6.3
Peixes pH 6.8
Água Mineral pH 7,0
Leite pH 7.0

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário