Quando levar a criança pela primeira vez ao dentista?

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]A primeira visita ao Odontopediatra deve acontecer por volta do nascimento dos primeiros dentinhos de leite. Os pais serão informados a respeito das causas e da transmissão da cárie, da alimentação, da limpeza dos dentes do bebê e do uso adequado do creme dental. A orientação de um especialista proporciona a oportunidade para a criança crescer sem problemas bucais.

PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA PARA GESTANTES E BEBÊS

A gravidez é um estado sublime na vida de uma mulher. Neste período ocorrem mudanças fisiológicas e comportamentais. A gestante torna-se mais receptiva para adquirir bons hábitos que irão influenciar no desenvolvimento do seu bebê. A futura mamãe deverá seguir as orientações de um especialista para manter uma boa saúde bucal e consequentemente um bebê saudável.

Os dentes decíduos do bebê começam a se formar a partir da sexta semana de vida intra-uterina e os dentes permanentes iniciam a formação no último trimestre da gestação. Desta forma, condições desfavoráveis durante a gravidez (ex.: uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais, etc.) podem trazer problemas nos dentes do bebê, que estão em fase de formação e mineralização.

PREVENÇÃO GESTANTE
A placa bacteriana é uma das principais causadoras de doenças bucais, podendo desencadear doenças sistêmicas. Durante este período, ocorre uma série de alterações no organismo da gestante que podem levar ao aparecimento de problemas bucais (aumento da acidez bucal, mudanças nos hábitos alimentares, diminuição nos cuidados com a higiene bucal e alterações hormonais).

ALEITAMENTO MATERNO

É um tópico muito importante, citado durante as consultas.

O objetivo é estimular as mães a amamentar seus filhos, explicando a importância, tanto para a questão afetiva como também para a imunidade da criança, crescimento e desenvolvimento craniofacial e respiratório e outros benefícios que este ato de amor pode trazer para a mamãe e o bebê. A amamentação é uma experiência completa, pois estimula os cinco sentidos.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]A odontologia para gestantes tem por objetivo orientar como prevenir as cáries e os problemas gengivais. O tratamento compreende:

Profilaxia

Fluorterapia

Controle de placa bacteriana

Orientação de higiene bucal

Aconselhamento alimentar

Orientação sobre amamentação

Orientação sobre o desenvolvimento bucal intra-uterino do bebê[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário