Herói ou vilão: chiclete faz mal para os dentes?

O chiclete por muito tempo foi considerado um grande vilão da saúde bucal e dos dentes, principalmente para as crianças. Excesso de açúcar, risco de cáries, aparelhos ortodônticos quebrados e perigo de engolir: essas são algumas das desculpas mais comuns utilizadas pelos pais para evitar que seus filhos masquem a goma. Mas o chiclete faz mal realmente?

Neste post, vamos listar alguns mitos e verdades sobre o chiclete e abordar as principais dúvidas relacionadas a ele para desvendar de uma vez por todas se essa guloseima prejudica mesmo a saúde. Confira:

Chiclete faz mal à saúde bucal?

Mito. Pelo contrário, o chiclete estimula a produção de saliva e aumenta sua quantidade na boca, o que favorece a limpeza dos resíduos alimentares grudados nos dentes, como açúcares e carboidratos. Além disso, o chiclete sem adição de açúcar ajuda a equilibrar o pH e neutralizar a ação dos ácidos provenientes das bactérias das placas bucais.

Chiclete evita cáries?

Verdade. O aumento da salivação livra a boca das bactérias que se alimentam de carboidratos presentes nos alimentos, como frutas, legumes, massas e pães, e que produzem ácidos que desgastam o esmalte dentário, facilitando, por consequência, o surgimento de cáries. Contudo, prefira chicletes sem açúcar e incolores, que são mais seguros e não contém corantes e conservantes na sua composição.

Mascar chiclete substitui a escovação?

Mito. O hábito de mastigar um chiclete sem açúcar após a refeição tem efeito positivo na saúde bucal e ajuda a prevenir cáries, além de evitar o mau hálito provocado pelas bactérias, mas jamais substituirá a escovação dos dentes e o fio dental, sobretudo após a alimentação. Enxaguar a boca várias vezes ao dia também colabora para uma boca mais saudável.

Chiclete clareia os dentes?

Mito. Apesar de algumas marcas venderem isso como uma verdade, não se deixe enganar. É puro marketing! O peróxido, substância dita clareadora, está presente nos chicletes em baixa concentração e em quantidade insuficiente para surtir algum tipo de efeito clareador. Para realizar clareamento dental, procure a supervisão de um dentista especializado.

Chiclete pode causar algum tipo de problema?

Verdade. Apesar de nenhum estudo indicar que o chiclete faz mal, fazer do seu consumo um hábito frequente e excessivo também não é bom e pode causar alguns tipos de transtornos, como dores no estômago e disfunções têmporo-mandibulares (DTM) nos músculos e na articulação da boca (dores de cabeça), principalmente nos mais jovens, e que pode se agravar com o tempo.

Existem riscos se meu filho mascar chiclete?

Mito. Não há nenhum problema, desde que consumido com moderação. Apenas tome cuidado com o tipo de chiclete. Escolha bem antes de liberar o consumo, optando por aqueles sem adição de açúcar e corantes.

Devo evitar mascar chicletes se usar aparelho ortodôntico?

Verdade. Nesses casos, o consumo deve ser evitado, pois a goma pode grudar e até mesmo quebrar o aparelho ortodôntico, causando problemas funcionais no acessório — sem contar o prejuízo financeiro, já que ele terá que ser consertado ou substituído pelo seu dentista.

Agora que você sabe que mascar chiclete, sobretudo os sem açúcar, pode trazer alguns benefícios à saúde bucal — embora se consumido em excesso também pode ser prejudicial, principalmente para a articulação temporomandibular (ATM) —, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam os mitos e as verdades sobre este tema!

Deixe um comentário