Se você tem uma dor de cabeça persistente e, depois de visitar vários especialistas diferentes, ainda não encontrou uma solução, pode ser que você precise marcar uma consulta com o seu dentista.
Isso acontece porque, dentre as muitas causas das dores de cabeça (também chamadas de cefaleias), estão algumas que dizem respeito à saúde bucal. Neste post, selecionamos algumas delas. Confira!
Dores de cabeça associadas a infecções dentárias
Um tipo de problema bucal que pode acarretar dores de cabeça são as infecções dentárias como cáries, periodontites e gengivites, especialmente se não forem tratadas corretamente.
Essas infecções podem atingir o nervo trigêmeo, que vai aproximadamente da mandíbula até as têmporas e possui três ramos (o oftálmico, o mandibular e o maxilar), irradiando, então, pela cabeça.
Dores de cabeça associadas a disfunções temporomandibulares
Dores de cabeça também podem ser causadas pelas chamadas disfunções da articulação temporomandibular, que incluem problemas como o bruxismo (ranger dos dentes) e o imbricamento dentário (apertamento dos dentes).
Todas elas provocam, de uma forma ou de outra, a sobrecarga da articulação temporomandibular (ATM), que está localizada logo à frente do ouvido e permite a abertura e o fechamento da boca. A seguir, explicaremos melhor o que são algumas dessas disfunções:
Falta de dentes
Os problemas podem começar com algo tão simples quanto a falta de um dente, que caracteriza um problema no posicionamento dos dentes. Em geral, quando falta um dente na boca, a tendência é os outros dentes tentarem ocupar o espaço do dente ausente, provocando uma má-oclusão (mordida errada) generalizada.
Dessa forma, ocorre uma alteração na mandíbula, que sobrecarrega a ATM e provoca, entre outras coisas, a dor de cabeça por fadiga muscular.
Mordida errada (má-oclusão)
Quando os dentes estão fora de posição, e a arcada inferior não se encaixa harmonicamente com a superior, podem ocorrer desgastes dentários que, como consequência, podem provocar apertamento dental e bruxismo.
Apertamento dentário e bruxismo (ranger os dentes involuntariamente)
Essas condições se manifestam principalmente durante o sono, mas podem ocorrer durante o dia. Basicamente, elas consistem na tensão dos músculos da mandíbula e acabam alterando nossa musculatura, provocando dores na face, na nuca, no pescoço e, por vezes, no peito e nas costas.
Tratamentos e soluções
Com a ajuda de um dentista, é possível resolver todos esses problemas e, consequentemente, solucionar as dores de cabeça. No caso de infecções dentárias, o dentista fará o correto diagnóstico do problema e, a partir disso, a infecção poderá ser tratada. Assim que ela estiver curada, as dores associadas a ela também deixarão de existir.
Se o caso for falta de dentes, o profissional poderá recomendar um implante ou uma ponte para reequilibrar o uso dos dentes para mastigação. Já os problemas da mordida podem ser corrigidos com uso de aparelhos.
Para os problemas de apertamento dental e bruxismo, o dentista, após um minucioso diagnóstico, poderá indicar o uso de placas inter-oclusais bem como a realização de ajustes oclusais (na superfície dos dentes) e uso de aparelhos ortodônticos quando indicado. Se o caso for de próteses mal adaptadas ou soltas, elas deverão ser refeitas.
Gostou das nossas dicas? Então leia também este artigo e saiba o que é bom para dor de dente!