O que realmente acontece se você dormir sem escovar os dentes?

Você chega em casa depois de um dia puxado no trabalho e tudo que quer fazer é relaxar assistindo um pouco de televisão. Depois de um tempo, pega no sono e a preguiça de escovar os dentes é mais forte — você acaba dormindo até o dia seguinte sem realizar a escovação. Essa situação lhe parece familiar?

Embora a maioria de nós saiba a importância da higiene bucal, seja pela rotina agitada ou por puro esquecimento, muitas pessoas ainda têm o hábito de dormir sem escovar os dentes.

Neste post, vamos falar sobre o que acontece na sua boca quando você adquire esse mau hábito e que tipo de doenças isso pode causar. Continue a leitura!

Criação de um “ambiente ideal” para bactérias

Quando você pega no sono e não fez a higienização como deveria, acaba criando um ambiente perfeito para as bactérias. Tudo acontece porque, nesse período, a sua salivação diminui consideravelmente, desenvolvendo um bom cenário para a proliferação delas. Caso você não saiba, no decorrer do dia, a saliva é de grande ajuda para manter sua boca limpa.

Formação de placa bacteriana

Agindo de forma mais rápida, em poucas horas, é possível formar uma placa bacteriana. Ela, por sua vez, é a responsável por desenvolver as cáries e os problemas de gengiva que aparecem em seguida.

Se essa situação se repetir várias vezes, a placa começa a se formar no mesmo lugar, sendo mais fácil tornar-se um tártaro. Ou seja: problema redobrado!

Aumento da halitose

O mau hálito pode ser bem desagradável, mas muitas pessoas sofrem com isso mais do que deveriam. E o pior: muitas vezes, ele é fruto de uma péssima higienização. Quando as bactérias se proliferam na sua boca, por exemplo, o mau hálito pode ser ainda mais forte e desagradável!

Inflamação das gengivas

Com o desenvolvimento das bactérias, as gengivas começam a ser atingidas. O primeiro resultado é a vermelhidão, seguida por diversas inflamações. Como você deve imaginar, isso é meio caminho andado para uma gengivite ou até periodontite.

Aumenta o aparecimento de cáries

Como falamos, esse ambiente é perfeito para o desenvolvimento de cáries. Os restos de alimentos que ficam na boca acabam funcionando como o “combustível” que elas precisam para se formarem, começando a danificar a dentição.

Descalcificação do esmalte

Depois de algum tempo, os dentes começam a ficar manchados e a descalcificar. Isso acontece porque a própria saliva fica mais ácida, provocando muitos danos à dentição. As manchas são um sinal de que a deterioração está acontecendo.

E não é só isso: dormir sem escovar os dentes pode ser um grande vacilo, já que a última escovação é a mais importante do dia. Essa é uma maneira de manter o flúor da pasta dental por mais tempo, diminuindo a atuação das bactérias.

Portanto, é bom ficar mais atento e deixar essa distração cotidiana para trás. A partir de hoje, cuide da sua saúde bucal e não deixe que seus filhos e outras pessoas próximas de você durmam sem escovar os dentes. Esse costume é importantíssimo e deve ser adotado mesmo quando a preguiça bater!

Para ajudar outras pessoas a entender a importância da higiene bucal, que tal compartilhar este post nas redes sociais?

Deixe um comentário