O que são as lentes de contato odontológicas?

É provável que você já tenha ouvido falar nas lentes de contato para os dentes. São lâminas de porcelana superfinas, aplicadas com um adesivo para corrigir determinados problemas dentários. Elas podem mudar a cor, o formato e até o comprimento dos dentes.

O procedimento é simples, de longa duração e vem se popularizando aos poucos. É um procedimento de rápida aplicação e indolor. Quer saber mais sobre a lente de contato dental? Então veja as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto.

Quais são os problemas corrigidos?

É importante citar que as lentes de contato odontológicas são feitas para corrigir problemas externos dos dentes, geralmente com fins estéticos, como descoloração, manchas e desgaste. Também são feitas para esconder dentes lascados ou quebrados, desalinhados e irregulares.

Como se dá o diagnóstico?

Se por algum motivo você está insatisfeito com seu sorriso, você deve procurar um bom profissional e explicar o que te incomoda e qual resultado você deseja. O dentista deverá examinar seus dentes e verificar se as lentes de contato são a melhor opção para o seu caso.

Pessoas que sofrem de bruxismo ou que não possuem dentes totalmente saudáveis, geralmente não recebem a indicação para a aplicação das lentes de contato.

Como é feita a aplicação da lente de contato dental?

Primeiro é preciso fazer uma preparação, retirando menos de um milímetro do esmalte da superfície do dente que receberá a lente. Depois é feito um molde do dente que servirá de base para a produção da prótese.

Com as lentes prontas — processo que leva cerca de 2 semanas — o dentista realiza a cimentação das mesmas, utilizando um adesivo (cola) especial e muito resistente. 

Para finalizar, ele removerá o excesso de adesivo e fará os ajustes finais. O profissional pode ainda pedir para que você retorne dentro de algumas semanas para verificar o resultado.

Quais as vantagens e desvantagens de usá-las?

As lentes proporcionam uma aparência bem natural, são bem aceitas pelo tecido gengival e são muito resistentes a manchas.

Como desvantagem, poderíamos citar o fato de que, em algumas situações, é necessário fazer algum tipo de desgaste nos dentes que vão receber as lentes e por isso é um procedimento irreversível.

Quais os cuidados necessários?

Uma grande vantagem é que as lentes de contato odontológicas não exigem uma manutenção especial. Você precisa apenas manter seus hábitos e cuidados com a higiene bucal e voltar regularmente ao seu dentista para controle.

Quanto tempo as lentes duram e qual o preço médio?

Cada lente pode custar entre mil e três mil reais. É um valor alto, mas é compensado pelo fato de as lentes durarem até 20 anos sem a necessidade de serem trocadas.

A lente de contato dental é uma ótima opção para quem quer um sorriso mais bonito através de um procedimento prático e duradouro. Ela resolve, de forma simples, alguns problemas que seriam mais difíceis de resolver com outros procedimentos mais invasivos. Gostou dessa nova opção estética para os dentes? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário