O que você precisa saber sobre a higiene bucal dos seus filhos?

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”7318″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A higiene pessoal infantil deve ser estimulada desde a mais tenra idade e os cuidados bucais devem acontecer nos primeiros meses de vida, quando os dentinhos começam a nascer. Até mesmo as condições da gravidez influenciam na saúde bucal das crianças. Tomando alguns cuidados, é possível garantir que seu pequeno tenha uma dentição forte e saudável.

Descubra como melhorar ainda mais a saúde bucal do seu filho e assegurar que ele desenvolva boas práticas de higiene pessoal.

A saúde dos dentes começa na gestação

A saúde dos dentes de uma criança não depende somente de sua nutrição, mas também da saúde de sua mãe durante a gravidez. Os dentes de leite e os permanentes são formados mesmo antes do nascimento, influenciados pela dieta da mãe durante a gravidez

É preciso que a gestante faça o acompanhamento pré-natal e siga as orientações do seu médico, além de manter uma alimentação equilibrada e também cuidar da sua própria dentição.

 A higiene pessoal infantil deve ser estimulada desde bebê

Algumas crianças adoram a hora do banho e gostam de escovar os dentes, outras são mais relutantes com a higiene pessoal. Se for este o caso, os pais precisam saber como lidar com seus filhos para que a higiene pessoal não se torne motivo de repulsa.

Os cuidados com a higiene pessoal infantil devem ser estimulados assim que a criança começa a dominar seus movimentos. Hábitos simples, como lavar as mãos e esfregar o corpo durante o banho, são um primeiro passo. Quando ela desenvolver a coordenação motora, as tarefas mais cuidadosas, como pentear os cabelos, escovar os dentes e limpar-se sozinha, devem ser estimuladas.

O interesse ajuda a criança a cuidar de seus dentes

A higiene pessoal infantil pode ser divertida e, fazer com que esse momento seja especial para a criança, é a atitude certa para que ela se interesse em manter-se limpa. Isso exige que os pais adotem manobras persuasivas que façam com que a criança deseje cuidar de sua higiene pessoal. É possível comprar sabonetes coloridos, produtos com embalagens atrativas, escovas de dente com personagens e cremes dentais infantis.

A higiene bucal deve acontecer mesmo quando a criança ainda tem os dentes de leite. Isso porque estes estão sujeitos aos mesmos problemas que os dentes permanentes: cáries, tártaro e placa bacteriana. Os dentinhos de leite precisam ser escovados e o fio dental também deve ser utilizado pela criança.

Para que os pequenos se interessem por cuidar de seus próprios dentes, seguem algumas dicas:

  • Dê o exemplo cuidando bem dos seus dentes.
  • Faça a escovação junto com a criança.
  • Deixe que a criança escove seus dentes para não ficar relutante ao escovar os dentes dela.
  • Leve-a junto com você em sua consulta ao dentista.
  • Compre escovas de personagens e nas cores que ela gosta.
  • Use um creme dental indicado para a idade da criança.
  • Incentive com elogios, ou um quadro de pontos, cada vez que ela escovar os dentes corretamente. Dê um prêmio para ela depois de um período.

A saúde bucal é apenas o começo

Todos os hábitos de higiene pessoal infantil são importantes para ajudar a manter a saúde das crianças. Nesse contexto a higiene bucal é de extrema importância, porque problemas bucais podem afetar a saúde orgânica. Por isso:

  • Estimule seu filho a cuidar dos dentes, para manter a saúde e a autoestima.
  • Leve seu filho ao dentista assim que nascerem os primeiros dentes de leite.
  • Ofereça uma alimentação equilibrada para garantir a nutrição.
  • Ofereça cremes dentais com flúor para fortalecer os dentes.
  • Compre escovas infantis para uma escovação mais eficaz.
  • Use o fio dental na criança a partir de 1 ano, até que ela possa fazer essa tarefa sozinha.

E você? Tem alguma técnica especial para estimular seu filho com a higiene pessoal? Nosso texto te ajudou? Conte pra gente nos comentários![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário