Por que escovar a língua diariamente? Descubra aqui!

Quando você faz sua higiene bucal tem o costume de dar atenção a sua língua também? Saiba que a boca não fica totalmente limpa se você não escovar a língua, porque nela também se aderem resíduos dos alimentos. Esses resíduos podem causar diversos problemas bucais muito desagradáveis.

Confira neste artigo por que é tão importante escovar a língua todos os dias e aprenda a fazer essa higienização corretamente.

6 motivos para você escovar a língua todos os dias

Não é somente nos dentes que os resíduos de alimentos se acumulam após as refeições. A língua possui uma superfície rugosa, onde os resíduos se aderem com facilidade. Com isso, ela se torna um ambiente propício para proliferação de bactérias.

Pelo menos uma vez ao dia é indicado que você faça a higienização da língua, pois esse hábito te ajudará a manter sua saúde bucal e:

1. Eliminar e prevenir a saburra

A saburra é uma camada branca ou amarelada que se forma sobre a língua. Ela tem a consistência de uma massa e é composta por células da boca, muco e bactérias. A saburra é causadora do mau hálito, de alterações no paladar e pode deixar um gosto amargo na boca.

2. Combater a halitose

Os resíduos de alimentos que se prendem à língua resultarão em mau hálito. Porém, a halitose é uma consequência da já citada saburra. Mesmo em casos leves, com pequena formação da camada esbranquiçada, já podem acontecer alterações no odor do hálito.

3. Prevenir a cárie

Mais uma vez a inimiga saburra altera a saúde bucal. Se você não escovar a língua, a camada esbranquiçada tende a aumentar com o tempo. Ela causará a diminuição do fluxo salivar e isso levará à formação de cáries.

4. Prevenir a redução do fluxo salivar

A saliva tem o importante papel de manter o equilíbrio da saúde bucal. Não escovar a língua reduz o fluxo salivar, o que diminui, também, a prevenção natural contra a cárie. A saliva mantém os dentes superficialmente higienizados, e na falta dela, eles ficam desprotegidos.

Além disso, a falta de saliva causa secura na boca, o que também pode agravar a halitose e causar desconfortos.

5. Melhorar o aspecto da língua

Uma língua saudável é rosada e úmida, e para que se mantenha assim, é essencial que seja escovada. Embora localizada dentro da boca, a língua pode ser visualizada quando falamos ou gargalhamos. E nesse momento, uma língua evidentemente suja é desagradável.

Assim, escovar a língua melhora o seu aspecto, devolvendo a coloração natural do tecido e também mantendo-a realmente saudável.

6. Aproveitar melhor o sabor dos alimentos

Como dito, a formação da saburra pode promover altercações no paladar e causar um gosto amargo na boca. Com isso, o aproveitamento do sabor dos alimentos é menor.

Essa é, inclusive, uma questão de saúde para você. Pois o paladar alterado não lhe permite perceber se os alimentos estão frescos ou não.

Como escovar a língua corretamente

Agora que você já sabe que escovar a língua todos os dias é importante, que tal aprender como fazer isso da maneira certa? Veja só:

Você vai precisar de:

  • escova de dente com cerdas arredondadas e macias;
  • limpador de língua;
  • antisséptico bucal sem álcool.

Veja o passo a passo:

  1. Coloque a língua para fora da boca para evitar engasgos.
  2. Faça movimentos com a escova como se estivesse varrendo a língua.
  3. Use o limpador de língua raspando delicadamente desde a parte de trás até a ponta da língua.
  4. Se os resíduos se cumularem no limpador, enxágue-o e repita o processo.
  5. Faça um bochecho com água e depois com o antisséptico.

Lembre-se de que todo o processo deve ser feito com delicadeza para não machucar a língua. A força excessiva pode causar ferimentos e a descamação do tecido, o que aumenta a saburra e pode provocar cáseos amigdalianos.

Escovar a língua deve fazer parte da sua rotina de higiene bucal, então, na próxima escovação, não se esqueça de dar a ela a devida atenção para evitar problemas.

Gostou de aprender mais esse detalhe sobre saúde bucal? Deixe seu comentário e sua opinião!

Deixe um comentário