Qual é a melhor hora para fazer clareamento dental?

Todos sabemos que ter bons hábitos de higiene bucal é importante não apenas para a saúde da boca, mas também porque faz com os dentes permaneçam com uma boa aparência. Contudo, escovar os dentes e usar o fio dental podem não ser suficientes para mantê-los branquinhos. Com os passar dos anos, e dependendo da alimentação, os dentes tendem a ficar amarelados ou com manchas, e aí surge a necessidade de clareá-los.

E como saber qual é a melhor hora para fazer clareamento dental? Se você deseja sanar essa e outras dúvidas a respeito do assunto, este artigo é para você! Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a idade mais indicada para fazer o procedimento?

Não há regras sobre o momento ideal para clarear os dentes. Em relação à idade mínima, explicamos: o clareamento só pode ser indicado para crianças e adolescentes que tenham completado a erupção de todos os dentes permanentes.

Quanto a uma idade limite, também não há uma regra, mas vale destacar que, com o passar dos anos, os dentes ficam amarelados naturalmente, e à medida que a idade avança, menos eficazes serão os os resultados, ou seja, menos os dentes vão clarear.

Logo, é interessante fazer o clareamento assim que os dentes começarem a amarelar ou apresentarem manchas, sendo a idade mais indicada por volta dos 30 anos.

Mas atenção: dependendo da cor natural dos dentes, o clareamento não vai deixá-los totalmente brancos. E outra: o procedimento não é indicado para todo mundo (como gestantes e pessoas com muita sensibilidade, por exemplo), por isso, é fundamental consultar o dentista antes de iniciá-lo!

Qual é a melhor hora para fazer clareamento dental?

Fazer o clareamento dental atualmente é um processo mais simples, que não exige um controle tão rigoroso da alimentação ou a permanência em casa. Assim, a melhor hora para fazer clareamento dental é aquela favorável para você.

O clareamento feito no consultório pode ser agendado para o melhor horário da sua rotina, ou segundo a disponibilidade do profissional que você escolheu. Procure estar alimentado e realize muito bem a higiene bucal.

No caso do clareamento em casa, também é importante fazer a higiene. Você só precisa de um tempo livre para usar a moldeira. Veja a seguir como é o procedimento.

É melhor fazê-lo em casa ou no consultório?

Embora o clareamento dental possa ser feito em casa ou no consultório, o tratamento caseiro ao qual nos referimos é aquele acompanhado pelo dentista, e não receitas caseiras, pois elas podem danificar os dentes.

O clareamento dental caseiro é gradual e feito com um gel menos concentrado do que o feito em consultório. Para sua ação, é necessário utilizar as moldeiras de 1 a 6 horas por dia, enquanto o paciente está relaxando, assistindo TV, lendo um livro ou durante o sono. Os resultados aparecem em cerca de 15 dias.  A duração do branco é maior do que no tratamento a laser.

Já no caso do clareamento a laser realizado no consultório, é utilizado um gel clareador com alta concentração sobre os dentes, durante 45 minutos. O número de sessões vai depender do grau de escurecimento dos dentes, e o intervalo entre cada sessão é de uma semana.

E qual escolher? Siga a recomendação do seu dentista. A decisão deve levar em conta o resultado pretendido, o motivo pelo qual você deseja realizar o procedimento e se você tem sensibilidade nos dentes ou não.

Como manter os dentes brancos?

Seja para conservar o branco natural ou prolongar o resultado do tratamento, é fundamental manter a boa higienização dos dentes, escolher escovas macias, evitar o cigarro e moderar no consumo de alimentos ricos em corantes, como vinho tinto, suco de uva, refrigerante, café, chás, chocolates, molhos de tomate, mostarda, beterraba e molho de soja.

O resultado do clareamento pode durar cerca de 2 anos, porém, sem tomar os devidos cuidados, fumar ou beber café em excesso, talvez surja a necessidade de clarear os dentes novamente antes desse tempo.

Se você ainda estiver em dúvida sobre a melhor hora para fazer clareamento dental e o tipo de tratamento mais indicado para você, entre em contato conosco!

Deixe um comentário