Ter dentes em bom estado, além de proporcionar um belo sorriso e elevar a autoestima, auxilia na saúde bucal, melhorando, por exemplo, a mastigação. E, para substituir a perda de um ou mais dentes, é utilizada a técnica do implante dentário.
Realizado por meio de cirurgia, o implante dentário requer alguns cuidados no pós-operatório e no processo de recuperação, que devem ser seguidos à risca.
É sobre essa atenção que vamos falar no texto de hoje, para que você tenha sucesso e tranquilidade na pós-implantação.
O implante dentário
O implante dentário é feito com a instalação de um suporte de metal, composto de titânio, dentro do osso maxilar, bem abaixo da gengiva. A função do pino é fazer o papel da raiz e é em cima dele que o cirurgião dentista encaixa o dente.
Esse processo é indicado sempre que acontece a perda de um ou mais dentes, seja por consequência de cáries ou pelo amolecimento e queda, causados pela periodontite, tombos ou quaisquer outros problemas que resultam na falta dentária na boca.
No consultório odontológico, o cirurgião dentista extrai os dentes com problemas, quando necessário, e implanta o que será a base de fixação para o novo dente. Tudo é feito sob o efeito de anestesia local, o que torna o processo indolor.
Cuidados pós-cirúrgicos e para uma boa recuperação
Para que o implante dentário tenha sucesso. Alguns cuidados devem ser adotados e seguidos com rigor. Após o procedimento, o paciente volta para a casa e é indicado repouso de aproximadamente 24 horas e, por uma semana, é preciso que não se faça esforços ou atividades físicas.
Confira outras dicas para se ter um pós-operatório e uma recuperação sem intercorrências:
- nas primeiras 48 h, é aconselhado o uso de compressas geladas do lado de fora da região, para evitar ou diminuir edemas na face e a dor;
- caso o inchaço permaneça dentro de 72 h após o procedimento, utilize compressas quentes, para dilatar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo da região;
- evite abaixar a cabeça por longos períodos. Repouse mais sentado e não faça atividades físicas;
- pequenos sangramentos podem acontecer. Caso ocorra, morda uma gaze bem enrolada, para fazer compressão. E se o sangramento persistir, procure o seu cirurgião dentista;
- siga rigorosamente a receita médica: tome os medicamentos nos horários indicados, para evitar processos inflamatórios e prevenir a dor;
- a limpeza da região é essencial e está diretamente relacionada ao efeito do resultado. Faça a escovação diária e utilize o fio dental.
- assim que liberado pelo dentista, você pode usar antissépticos, na hora da higienização;
- retorne a todas as consultas agendadas, conforme a indicação médica, para que o profissional acompanhe a sua recuperação e remova os pontos.
Tempo de recuperação
A recuperação do implante dentário leva de 3 a 6 semanas, dependendo de cada caso, e, mesmo após o restabelecimento total, é fundamental manter uma periodicidade nas visitas ao dentista e ter uma atenção redobrada com a higiene, para se ter uma saúde bucal completa.
Feitos à risca todos os cuidados, o implante dentário causa pouca dor, no pós-operatório, e te possibilita um sorriso pleno. Se você ainda tem dúvidas ou quer dividir a sua experiência conosco, deixe o seu comentário nesta postagem!