Saúde bucal: qual é a importância de uma boa escovação?

Você certamente já ouviu falar da importância do cuidado com os dentes. Realizar uma boa escovação e usar fio dental são algumas das atividades mais importantes quando o assunto é saúde bucal.

Além disso, assim você mantem seus dentes e gengivas em perfeito funcionamento, garantindo aquele sorriso bonito e boa aparência.

E mais que isso: a prevenção ainda é a maneira mais econômica e menos dolorida para cuidar da boca, pois assim você cuida e previne problemas que poderiam se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Se você se interessou pelo assunto, conheça hoje outros benefícios da escovação.

Como uma boa escovação contribui para a sua saúde bucal

Previne a placa bacteriana

A placa bacteriana é super indesejada – além de depor muito contra a sua imagem. Ela nada mais é que uma película pegajosa de açúcar e bactérias (que são atraídas pelos açúcares), sendo muitas vezes perceptíveis. Tudo isso porque elas se formam nas superfícies duras dos dentes.

Além disso, a placa pode trazer problemas para quem quer preservar a saúde bucal, pois favorece o aparecimento de tártaro, cáries e, em casos mais graves, até periodontite, que é uma grave inflamação da gengiva.

Promove uma qualidade de vida melhor

Quem não gosta – ou gostaria – de ter um bom sorriso? A maioria absoluta das pessoas, certo? A queda de dentes ou dentes estragados são frutos de uma má higiene bucal, o que pode comprometer o bom funcionamento dos dentes. Por outro lado, o cuidado faz com que você tenha seus dentes por mais tempo – além deles estarem mais bem cuidados.

Garante dentes limpos e livres de resíduos

Quando percebemos que uma pessoa não cuida bem dos dentes, logo notamos que ela não é muito preocupada com a higiene pessoal. Cuidar da boca é uma maneira eficiente de fazer com que seus dentes fiquem limpos, livres dos resíduos alimentares e, por consequência, mais preservados.

Combate o mau hálito

Convenhamos, conversar com uma pessoa e ela estar com mau hálito pode ser muito desagradável, não é mesmo? Tudo isso sem contar que a experiência perdura por mais tempo, fazendo com que você sempre se lembre daquela pessoa e daquela situação específica. Para não ser lembrado desse jeito, nada melhor que cuidar dos dentes com cuidado e afinco. Assim você se livra do mau hálito e garante dentes mais saudáveis.

Contribui para a diminuição da dor na escovação

Algumas pessoas se queixam de sangramento ou dor sempre que vão escovar os dentes ou usar fio dental. Se esse sintoma persistir por mais tempo, esse pode não ser um bom sinal, ligando um sinal de alerta na cabeça de qualquer dentista. Entretanto, se você é preocupado com a saúde bucal e seus dentes estão em dia, você não precisa sofrer com esse tipo de desconforto durante a escovação.

Pode significar economia

Como falamos, os cuidados preventivos são as maneiras mais eficientes de economizar dinheiro. Cuidando dos seus dentes com frequência, é pouco provável que você precise de alguma intervenção muito elaborada ou cara (o que pode simbolizar uma grande economia).

Como fazer uma boa escovação?

Depois de saber todos esses benefícios, você deve estar pensando o que você deve fazer para garanti-los. Aprenda com as nossas dicas:

• Escove bem os dentes e adote o uso do fio dental ao menos uma vez ao dia
  • Aposte em uma alimentação balanceada e evite comer no decorrer do dia
  • Opte por cremes ou pastas dentais com flúor
  • Adote o uso de enxaguante bucal (você pode conversar com seu dentista)
  • Faça visitas periódicas aos dentistas

Bem, agora você tem em mãos o que fazer e qual a importância da escovação quando o assunto é promover uma boa saúde bucal. Mesmo depois dessa postagem, se você ainda tem algum tipo de dúvida ou questionamento, não deixe de compartilhar nos espaços abaixo. Estamos aqui para ajudar você.